Dez paraguaios são presos por fabricação clandestina de cigarros no Ceará
26/11/2025
(Foto: Reprodução) Dez paraguaios são presos por fabricação clandestina de cigarros no Ceará
Dez homens oriundos do Paraguai foram presos, na última segunda-feira (24), por suspeita de fabricação clandestina de cigarros em Tianguá, no interior do Ceará. Eles foram autuados por associação criminosa e crime contra a ordem tributária.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará
A fábrica usada pelo grupo, na localidade de Cinturão Verde, na zona rural da cidade, foi desativada pela polícia.
Polícia apreendeu máquinas e insumos em fábrica clandestina de cigarros em Tianguá.
Polícia Civil/ Divulgação
No local, os agentes apreenderam máquinas de fabricação, embalagens, insumos, um gerador elétrico, empilhadeiras, além de caixas de filtros e cigarros já prontos.
A polícia acredita que os suspeitos, que têm entre 25 e 47 anos de idade, entraram ilegalmente no Brasil para atuar na produção de cigarros.
Investigação
Desarticulação da quadrilha de paraguaios é fruto da investigação da Delegacia de Roubos e Furtos.
Polícia Civil/ Divulgação
Segundo a Polícia Civil, o local foi descoberto a partir de uma denúncia sobre um galpão que estava sendo utilizado para fabricar e armazenar cigarros clandestinos, que seriam comercializados.
No imóvel, além da fábrica, os agentes identificaram a presença de um alojamento, cozinha e até um terreno onde os trabalhadores jogavam bola.
"A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar os responsáveis pela estrutura clandestina e esclarecer a se os estrangeiros integravam o esquema criminoso ou se eram, na verdade, trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão. A situação será comunicada a Polícia Federal", disse a Polícia Civil.
A desarticulação da quadrilha é resultado de trabalho investigativo conduzido pela Delegacia de Roubos e Furtos, com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: